sexta-feira, 5 de março de 2010

Coronel Tude

Comandante é enterrado com honras militares

Foi emocionante o velório e enterro do coronel aviador Octavio Tude de Souza, que conheceu Campo Grande e por essa cidade se apaixonou, tanto assim que jamais quis mudar. Por ter sido comandante da Base Aérea da capital, Tude foi enterrado com honras militares por ordem do atual comandante, coronel Reynaldo Pereira Alfarone Junior,

O velório, assim como a missa e o enterro foram prestigiados por dezenas de militares da FAB (Força Aérea Brasileira) que estão na ativa, além de diversos militares da reserva, que tiveram o privilégio (como eu) de servir sob o comando do coronel Tude.

Apesar de ter ido para a reserva como brigadeiro, Tude fazia questão de ser chamado de coronel. Como já escrevi: homem justo, carinhoso com os amigos e grande conselheiro, pois era considerado um “paizão”, principalmente para seus filhos.

Porém, como disse o capelão da Base Aérea que rezou a missa antes do enterro: “Morre o homem, mas na terra permanecem seus feitos”. Os do que coronel Tude foram frutos do amor, que com certeza seguirão com seus filhos, netos, bisnetos e por ai a fora.

Perdemos um grande e querido homem, mas o céu ganhou uma grande alma. Descanse em paz.

Um comentário:

  1. Caro Nilson, o Coronel Tude estava escrevendo um livro sobre a Base Aérea de Campo Grande e em destaque o seu 1º Comandante, à época Tenente Aviador Hortêncio Pereira de Britto, e tivemos muitos contatos, via telefone, eu sou sobrinho do Major Hortêncio, e o Coronel tude me disse que a pesquisa estava muito adiantada, mas precisava ainda conversar comigo sobre a infância do Hortência, na Fazenda Ping'Agua, em Acari/RN, onde crescido. Atenciosamente, Hortencio Pereira de Brito Sobrinho.

    ResponderExcluir