segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

De novo

Trocar o nome de Mato Grosso do Sul é importante?

Depois das gafes cometidas pelo presidente Lula, que chamou Mato Grosso do Sul por Mato Grosso, volta com força total campanha para que mudemos de nome. Coincidência ou não, o advogado Fábio Trad, em trabalho publicado no Correio do Estado (16-02-2010) volta a uma antiga discussão, envolvendo o nome do Estado. O ex-deputado Sérgio Cruz e outro que escreveu artigo hoje (sexta-feira) em seu blog e diz:

Só há duas saídas para o impasse da denominação. Ou aceitamos um novo nome, próprio e apropriado ou assumimos o Mato Grosso com naturalidade. É ilusório, infantil e presunçoso acreditar que as pessoas vão aceitar o DO SUL de Mato Grosso na marra. Por fim, “Manoel de Barros, o maior poeta vivo do mundo,” eleito pelo articulista como a imagem padrão do autêntico homem de Mato Grosso do Sul, é cuiabano e, como eu, defensor do Estado do Pantanal.

Detalhe: eu (Nilson Pereira) nasci em Aquidauana, Hospital Adolfo Lutz, em 1950, portanto na época Mato Grosso. A exemplo do que aconteceu no passado, acredito que não deva ser imposto nenhum nome, se o povo decidir trocar o nome de Mato Grosso do Sul.

Devemos participar de um plebiscito e que o povo sul-mato-grossense escolha o melhor nome, porém, desde já digo que sou contra. Acho que temos outros importantes problemas para cuidar, a exemplo de saúde, segurança, transporte, etc.

Mas, a vontade do povo é a vontade de Deus. Vai daí que...

Nenhum comentário:

Postar um comentário